O ato de aconselhar envolve sugerir, orientar, dirigir, encorajar, compartilhar conhecimentos, resolver disputas e muito mais. A prática do aconselhamento bíblico pode ser observada tanto no Antigo quanto no Novo Testamento e a orientação bíblica assim como a oração são as ferramentas essenciais que um conselheiro cristão pode oferecer aos que procuram ajuda. Tradicionalmente, entre os cristãos evangélicos, o papel de conselheiro costuma ser desempenhado pelos pastores. No entanto, muitos cristãos, reconhecidos pela comunidade por suas habilidades de escuta e oferecer bons conselhos, também assumem esse papel. Os conselheiros cristãos utilizam variados recursos para ajudar pessoas a lidarem com suas dificuldades, crises. Toda pessoa que pratica o aconselhamento cristão precisa investir em seu crescimento espiritual por meio da oração e do estudo da Bíblia, pois essas são ferramentas valiosas nas quais podem confiar. Além disso, o conhecimento em outras áreas das ciências humanas pode ser um poderoso aliado. Com mais de 20 anos de experiência utilizando a Terapia Cognitivo Comportamental, o autor procura identificar recursos úteis que possam ser utilizados para apoiar o aconselhamento cristão. O aconselhamento cognitivo cristão é uma abordagem que combina a sabedoria bíblica com os princípios da Terapia Cognitivo Comportamental para ajudar os indivíduos a enfrentar os diversos desafios da vida. Neste livro são apresentados os transtornos psiquiátricos mais comuns, como transtornos de humor, transtornos de ansiedade, psicoses, transtornos alimentares, entre outros. Aborda a Psicoteologia, analisando o papel da fé no cuidado com pessoas em sofrimento emocional. Ao longo do livro, o leitor encontrará recursos e estratégias práticas para conselheiros cristãos, incluindo a tríade cognitiva, a técnica do sanduíche ou cheeseburger e orientações passo a passo para o aconselhamento cognitivo cristão. Serão fornecidos exemplos de sessões de aconselhamento sobre vários temas, dentre eles depressão, ansiedade, Burnout, crise conjugal e outros, simulando diálogos entre o conselheiro cristão e o aconselhado. Além disso, são apresentados versículos bíblicos úteis para diversas situações, como ansiedade, tristeza, luto, entre outras. Este livro foi escrito com o desejo de equipar os conselheiros cristãos com as ferramentas e conhecimentos necessários para oferecer apoio espiritual e orientação àqueles que buscam ajuda para superar seus desafios emocionais, espirituais e comportamentais. Existem muitos livros sobre aconselhamento, mas o Manual de Aconselhamento Cristão Cognitivo apresenta uma perspectiva distinta, pois foi elaborado por um brasileiro, com foco especial em atender às necessidades e contextos únicos dos leitores brasileiros.
Capa: A Bíblia emprega a figueira como símbolo de vários conceitos, inclusive a paz. Os conselheiros devem basear seu trabalho em princípios bíblicos para orientar seus aconselhados na descoberta da paz com Deus.
Quem já leu o livro
Desmistificando o Aconselhamento – "No livro Manual de Aconselhamento Cognitivo, a abordagem do tema à luz das Escrituras e com a abordagem cognitiva, me auxiliou a desmistificar a forma e maneira de como fazer o aconselhamento e entender a benção de fazê-lo conforme as orientações indicadas no livro. Provocou uma buscar ainda por mais conhecimento no assunto, ser disciplinada em colocar em pratica os ensinamentos porque sei onde posso errar e como evitar, além de ter criado um estímulo para tratar do assunto na minha igreja."
Weslene de Paula · Coroaci-MG
O livro Manual de Aconselhamento Cristão Cognitivo é antes de qualquer coisa um convite à pausa, à reflexão frente ao “frenesi” cotidiano. Lê-lo nos permite perceber que há saídas para as situações mais inusitados e difíceis. Embora objetivando um público específico, o de conselheiros, é uma leitura que reconforta e desperta o desejo de vencer os obstáculos com os quais deparamos na trajetória pela vida.
Míria Núbia Simões Lourenço - Governador Valadares-MG
Excelente obra, consegue ser bem clara e prática sobre um assunto que parece ser distante de quem não está na área da Psicologia. O livro mostra que a TCC é uma excelente ferramenta para o aconselhamento cristão e ajuda a vencer o preconceito que muitos têm de usar a psicologia como parceira da teologia. O fato de ser um autor brasileiro facilita a aplicação prática na vida real, pois conhece bem nossa realidade e consegue ter exemplos muito próximos do que acontece em nosso cotidiano.
Pastor André Filipe – Governador Valadares/MG
O
Manual de Aconselhamento Cristão Cognitivo, autoria do Pr. Neudelon Azevedo é
destinado aqueles que praticam e apreciam o aconselhamento Cristão. É
importante ressaltar o conhecimento do autor, como psicólogo, em relação à
Psicologia Cognitivo Comportamental, mas ele por ser pastor, formado em
teologia, apresenta em sua obra conteúdos bíblicos significativos, visando a
eficácia no processo do aconselhamento cristão. Portanto, o seu livro com
fundamentação bíblica e recursos da Terapia Cognitivo Comportamental chega às
nossas mãos para ser lido, estudado e aplicado na tarefa que Deus nos confiou:
a de sermos excelentes conselheiros.
Pastor Fernando Araújo – Governador Valadares/MG
COMPRAR LIVRO MANUAL DE ACONSELHAMENTO CRISTÃO COGNITIVO
VEJA TAMBÉM
Versículos Bíblicos Para Momentos de Tristeza
Vídeo Um Bom Remédio Para a Ansiedade
#Aconselhamento #Cognitivo #cristão #psicologia #religião #Espiritualidade #terapia cristã #Autoajuda #saúde mental #bem-estar #crescimento pessoal #Deus #Teologia #fé #Autoconhecimento #transformação pessoal #Livro cristão #Aconselhamento pastoral
#Equilíbrio emocional #apoio psicológico